Você pode fazer a diferença na vida de uma criança e mudá-la para sempre. Conheça as perguntas mais freqüentes sobre o apadrinhamento: 1. O que significa ser um padrinho?Significa ajudar a transformar e a investir pessoalmente no desenvolvimento de uma criança em situação de risco. 2. Quais os benefícios que a criança apadrinhada recebe?A criança apadrinhada recebe: orientação escolar, cuidados com a saúde e higiene, alimentação balanceada e oportunidades de conhecer a Cristo e aprender valores cristãos que farão a diferença em sua vida. 3. Como será minha comunicação com a criança que apadrinhei?Por meio de cartas, sendo que a criança escreve a primeira, mesmo que ela ainda não seja alfabetizada. A monitora de correspondência escreve pela criança até que ela tenha condições de escrever por si mesma. Durante o ano, a criança escreve 3 cartas (quadrimestrais) para que o padrinho acompanhe seu desenvolvimento.
4. Tem algum conteúdo impróprio ou inadequado que não devo enviar para a criança que apadrinhei?O CEPAS recomenda que as cartas não contenham assuntos políticos, estímulo ao consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e drogas, nem seja enviado endereço, telefone ou e-mail do padrinho. 5. Posso enviar presentes para a criança?Sim. O padrinho pode enviar presentes sempre que quiser: podendo ser de aniversário, especial ou um presente para a família. O CEPAS encoraja os padrinhos a enviarem presentes em momentos especiais ou apenas como gesto de amor e carinho pela criança. 6. Preciso participar de alguma denominação cristã para poder apadrinhar? Não. Para o CEPAS, não é necessário saber sua opinião ou prática religiosa. Entretanto, ela procura por padrinhos que estejam alinhados à sua filosofia de ministério, uma vez que é uma organização evangélica interdenominacional não-governamental, sem fins lucrativos, cujo objetivo é ajudar crianças em situação de risco em Belo Horizonte e ao redor do mundo. 7. Por quanto tempo devo apadrinhar uma criança?Não é estipulado um período de tempo para o apadrinhamento. Ele deve ser espontâneo. Em geral, as crianças atendidas pelo CEPAS permanecem na instituição dos 6 aos 18 anos. Para a criança, é fundamental que o padrinho acompanhe seu desenvolvimento espiritual e pessoal.
8. Se a criança que apadrinhei sair da instituição, o que eu faço?A criança pode sair da instituição por várias razões, inclusive mudança dos pais ou responsáveis. Nesses casos, o CEPAS verifica todas as possibilidades para que ela permaneça participando das atividades oferecidas pelo CEPAS. Após esgotadas todas as tentativas, o padrinho será informado automaticamente de sua saída e poderá optar por apadrinhar outra criança. 9. Como posso conhecer mais sobre a criança e o lugar onde ela vive?Além das cartas enviadas pela criança, o CEPAS se compromete a enviar informações periódicas sobre seu progresso e boletins informativos sobre a comunidade situações que afetem seu desenvolvimento. Assim, o padrinho conhecerá um pouco mais sobre o modo de vida da criança apadrinhada, inclusive as dificuldades que ela enfrenta diariamente. 10. Caso interrompa meu apadrinhamento, o que acontece com a criança que eu estava ajudando?O CEPAS procurará um novo padrinho e não haverá nenhum tipo de interrupção na manutenção da criança na instituição.
11. Serei a única pessoa que apadrinha a criança que escolhi?Sim. Só é permitido um único padrinho por criança, assim todas têm a mesma oportunidade de ser apadrinhada. 12. O CEPAS é afiliado a alguma igreja ou denominação?O CEPAS não é filiado a nenhuma igreja ou denominação. Cremos na existência de um só Deus, eternamente presente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Cremos na divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seu nascimento virginal, em sua vida sem pecado, em seus milagres, em sua morte redentora e expiatória, por seu sangue derramado, em sua ressurreição corporal, em sua ascensão à direita do Pai e em sua volta em pessoa com poder e glória. 13. Caso eu queira, posso ter uma cópia dos informes financeiros do CEPAS?Sim. A integridade é um dos valores centrais do CEPAS, por isso há uma preocupação constante em fornecer informações precisas aos padrinhos. 14. Qual é o custo para apadrinhar uma criança?Para apadrinhar uma criança, o custo é de R$ 50,00 por mês.